A Importância da Vacinação

01 quadro-vacinac3a7c3a3o

Há alguns anos atrás tínhamos disponível no mercado a vacina Tríplice para cães e a Anti-rábica para cães e gatos. Os tempos mudaram e hoje temos para os cães a vacina Polivalente ( óctupla – V8 ), a vacina para Traqueobronquite e a Anti-rábica. Para os gatos temos a Quíntupla e a Anti-rábica.

-A vacina V8 protege os cães contra as seguintes doenças:

Cinomose; Hepatite Infecciosa canina; Doença Respiratória causada por Adenovirus tipo2; Coronavirose canina; Parainfluenza canina; Parvovirose canina; e infecções por Leptospira canina e Leptospira icterohemorrhagiae.

-A vacina para Traqueobronquite protege os cães contra Parainfluenza e Bordetelose.

-A vacina Quíntupla ( VQ ) protege os gatos contra:

Rinotraqueíte; Calicivirose; Panleucopenia; Clamidiose; e Leucemia felina.

Podemos analisar a importância da vacinação nos animais de estimação através de dois enfoques: o dos animais e o dos humanos.

Os animais necessitam das vacinas para terem uma vida longa e saudável, já que as doenças acima citadas se encontram disseminadas em nosso país e são de fácil transmissão. Um filhote não vacinado conta com uma grande possibilidade de não atingir a idade adulta, vítima de uma doença infecciosa. Já os adultos estão sujeitos a adoecerem a qualquer momento quando não vacinados.

Os humanos necessitam ser protegidos das doenças ditas zoonoses, aquelas doenças que são transmitidas do animal para o homem. Dentre as zoonoses podemos destacar a Raiva e a Leptospirose. Um animal que não está devidamente imunizado pode adquirir uma zoonose e transmiti-la para a família de seu proprietário.

Comentários

comentários

Phone: (44) 3226-3739
Fax:
Avenida São Paulo, 1654
Maringá, Paraná